Fui orientado então a adquirir, um Surface, um equipamento utilizado em canister’s para remover as partículas que ficam na superfície da água, aquela natinha branca que forma na água, às vezes por falta de movimentação. Canister’s são excelentes sistemas de filtragem para aquários plantados justamente por provocar pouca movimentação na água, além disso são extremamente silenciosos o que me agrada muito.
Ao instalar o equipamento, deixei a mangueira do Canister escapar, foi água por todo lado, depois disso entrou ar no Canister e de 10 em 10 minutos ele passou a expelir bolhas de ar pelo retorno, aí eu muito esperto pensei que o culpado era o Surface e perdi um tempão, regulando, instalando, desinstalado, etc.. , já estava pensando em devolver o produto, pois o Canister começou a fazer um forte barulho ao expelir as bolhas e quando o fazia as partículas aumentavam ainda mais .
Chamei o pessoal da Flamboyant que mais uma vez foram muito prestativos, e entre uma visita e outra passaram lá em casa para ver o problema, fizeram uma regulagem no Surface, pois segundo o tecnico poderia ser porque a vazão estava no máximo e pediram para eu observar o problema, mas, o problema persistiu.
A instalação do surface é simples mesmo, basta conectá-lo na entrada de água do canister e regulá-lo para que fique flutuando, mas, a questão da entrada de ar era uma incógnita, estava agora supeitando fortemente do Canister pois mesmo desconectando o Surface as bolhas não paravam de sair, foi aí que o Fabricio Fraga no Forum aquários deu a ideia, "No meu às vezes acontece de entrar ar quando a vedação onde entra a "bengala" do filtro não está perfeita. Esta vedação é feita por uma borracha esverdeada, e se ela fica um pouco torta, o filto puxa ar, inclusive dá pra ver as bolhas entrando. Neste caso é só acertar a borracha na bengala que o ar vai parar de entrar." , foi a luz no final do túnel, a dica dele fez todo sentido pois eu realmente podia ver as bolhas entrando na mangueira. e eu não sabia de onde vinha o ar, de dentro do aquário não podia ser pois eu não via bolhas de ar descendo, estava meio além da imaginação.
Com da dica de nosso amigo, verifiquei e lembrei que tinha colocado uma extensão que veio junto com o kit do Surface, como a mangueira do meu Canister tinha ficado curta usei essa extensão, mas detalhe, essa extensão é para ser usada na bengala do Canister dentro do aquário e não fora essa extensão de plástico tem uma emenda que é um anel também de plástico e por ele entrava o ar, esse ar que entrava aos poucos ia se acumulando no Canister e quando enchia era expelido causando todo problema.
Bom espero que esse relato ajude alguém pois perdi um grande tempo procurando o que poderia ter causado o problema, se não fosse a dica do Fabricio eu estaria procurando até agora, eu nunca suspeitaria da emenda, agora já sei, cuidado com emendas em Canister´s. Viva a internet, e ao Forumaquarios que sempre me socorre, este site é ferramenta indispensável ao aquarista iniciante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opnião, seu comentário é bem-vindo!