quarta-feira, 16 de maio de 2007

Surface a saga...

Desde a aquisição de meu novo aquário o que mais me incomoda é a quantidade de partículas de sujeira flutuando, nessas horas sinto saudades do meu antigo aquário que usava filtro biológico de fundo nele a água ficava sempre cristalina, esse tipo de filtragem não recomendada consiste em placas plásticas com furos que ficam embaixo do cascalho e dele saem torres onde se coloca uma bomba submersa ou pedra porosa. Seu sistema de filtragem é feito pelo cascalho onde se fixarão as bactérias, o filtro forçará a passagem da água pelas bactérias, fornecendo o oxigênio e a matéria orgânica para que realizem os processos biológicos, aí começa o problema a matéria orgânica acumulada embaixo das placas irá apodrece e os níveis de toxinas ficarão fora de controle e um belo dia os peixes começarão a morrer obrigando a limpeza total do aquário e assim ele nunca estabilizará, as plantas também sofrem com o uso do FBF pois ele prejudica suas raízes, plantas com significantes raízes, como as echinodorus nunca irão bem em aquários com o FBF.
Como já falei aqui, minha primeira opção foi o wishiper 60 um filtro externo, na seqüência optei por um canister da Eheim, que na verdade era meu desejo inicial mas, como preço era proibitivo só optei por ele apór ter problemas com o filtro externo, o canister realiza filtragem mecânica, biológica e química, é dividido em três compartimentos, no primeiro possui espuma onde ficam retidas as partículas maiores realizando a filtragem mecânica; no segundo compartimento, é realizada a filtragem biológica, utilizando-se componentes como cerâmicas, biobals ou qualquer outro material que favoreça a colonização de bactérias; no terceiro compartimento, você poderá escolher que material gostaria de usar para complementar sua filtragem, carvão ativado, turfa, reguladores de pH, removedores de amônia, nitrato, fosfato, etc. Um grande fator positivo desse filtro, é que você tem liberdade para criar seu próprio sistema de filtragem dentro de sua estrutura. O filtro fica fora do aquário e as únicas coisas que ficam dentro do aquário são as mangueiras para entrada e saída de água.
Após a escolha e utilização do sistema de filtragem por dois meses, ainda restam as partículas, na tentativa de resolver o problema adquiri o Labon Cristal, o produto é indicado para clarear a água do aquário após uma TPA, por exemplo, o produto age compactando as partículas para facilitar o processo de filtragem e torna a água mais cristalina mas, depois de uma nova TPA ou de uma alimentação mais generosa o problema volta ao ponto de partida , e não era isso que eu esta querendo, eu quero uma solução permanente, definitiva.

Fui orientado então a adquirir, um Surface, um equipamento utilizado em canister’s para remover as partículas que ficam na superfície da água, aquela natinha branca que forma na água, às vezes por falta de movimentação. Canister’s são excelentes sistemas de filtragem para aquários plantados justamente por provocar pouca movimentação na água, além disso são extremamente silenciosos o que me agrada muito.


Ao instalar o equipamento, deixei a mangueira do Canister escapar, foi água por todo lado, depois disso entrou ar no Canister e de 10 em 10 minutos ele passou a expelir bolhas de ar pelo retorno, aí eu muito esperto pensei que o culpado era o Surface e perdi um tempão, regulando, instalando, desinstalado, etc.. , já estava pensando em devolver o produto, pois o Canister começou a fazer um forte barulho ao expelir as bolhas e quando o fazia as partículas aumentavam ainda mais .

Chamei o pessoal da Flamboyant que mais uma vez foram muito prestativos, e entre uma visita e outra passaram lá em casa para ver o problema, fizeram uma regulagem no Surface, pois segundo o tecnico poderia ser porque a vazão estava no máximo e pediram para eu observar o problema, mas, o problema persistiu.

A instalação do surface é simples mesmo, basta conectá-lo na entrada de água do canister e regulá-lo para que fique flutuando, mas, a questão da entrada de ar era uma incógnita, estava agora supeitando fortemente do Canister pois mesmo desconectando o Surface as bolhas não paravam de sair, foi aí que o Fabricio Fraga no Forum aquários deu a ideia,
"No meu às vezes acontece de entrar ar quando a vedação onde entra a "bengala" do filtro não está perfeita. Esta vedação é feita por uma borracha esverdeada, e se ela fica um pouco torta, o filto puxa ar, inclusive dá pra ver as bolhas entrando. Neste caso é só acertar a borracha na bengala que o ar vai parar de entrar." , foi a luz no final do túnel, a dica dele fez todo sentido pois eu realmente podia ver as bolhas entrando na mangueira. e eu não sabia de onde vinha o ar, de dentro do aquário não podia ser pois eu não via bolhas de ar descendo, estava meio além da imaginação.

Com da dica de nosso amigo, verifiquei e lembrei que tinha colocado uma extensão que veio junto com o kit do Surface, como a mangueira do meu Canister tinha ficado curta usei essa extensão, mas detalhe, essa extensão é para ser usada na bengala do Canister dentro do aquário e não fora essa extensão de plástico tem uma emenda que é um anel também de plástico e por ele entrava o ar, esse ar que entrava aos poucos ia se acumulando no Canister e quando enchia era expelido causando todo problema.

Bom espero que esse relato ajude alguém pois perdi um grande tempo procurando o que poderia ter causado o problema, se não fosse a dica do Fabricio eu estaria procurando até agora, eu nunca suspeitaria da emenda, agora já sei, cuidado com emendas em Canister´s. Viva a internet, e ao Forumaquarios que sempre me socorre, este site é ferramenta indispensável ao aquarista iniciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião, seu comentário é bem-vindo!