domingo, 13 de maio de 2007

O Poderoso Chefão

Os discos são sem dúvida as espécies mais bonitas do aquarismo de água doce, e minha primeira aquisição foram dois discos , 01 Panda e 01 Turquesa, bom no começo eles ficaram bem tímidos lá no fundo do aquário e não queriam comer comida flocada como os outros.

Adquiri então a Color Bits que é um alimento que afunda lentamente e pode ser consumido à meia água onde peixes maiores como Discos e Bandeiras preferem se alimentar,ela foi desenvolvida para ajudar a realçar as cores vibrantes de peixes tropicais de médio e grande porte e embora seja a dieta ideal para Discos, pode ser usado como dieta diária ou eventual praticamente para qualquer tipo de peixe tropical.

E viveram felizes por 1 mês onde nadavam juntos e em breve se tornaram a atração principal do aquário.

Em uma viagem que fiz a São José do Rio Preto encontrei um Panda Pigeon alaranjado muito bonito mesmo e não resisti a tentação de adquirir mais um disco, ai começou meu problema. O panda mais velho não só não aceitou o novo habitante como passou a perseguir também seu antigo companheiro, e assim passei 10 dias tentando contornar a situação mas, observando que o novato não se alimentava e o Turquesa mais velho também não, tomei uma medida drástica, separei o "Chefã " encrenqueiro em um balde, e lá o deixei por 2 dias, morrendo de medo dele morrer, apesar de alimentá-lo colocar umas plantas para ajudar na oxigenação e trocar a agua nesses dois dias, conversando com o lojista ele me recomendou que adquiri-se um novo disco para tentar diminuir a perseguição, fiz isso adquiri um novo panda pigeon igual ao novato e um pouco menor, retornei o Chefão para o aquario e pronto, agora eu tinha 03 discos escondidos e apenas 01 dominando todo o aquário.

Resultado? Tive que esonerá-lo do cargo, voltei na loja e pedi para trocá-lo por outro menor, ai sim, problema resolvido certo?
Errado, o disco mais velho que estava escondido assumiu o comando, e primeiro Pigeon passou a ser o segundo em comando, e os outros dois novatos passaram a ser perseguidos, bom mediante isso, percebi que terei que ter paciência e torcer para que eles façam as pazes, pelo menos os ataques já diminuiram e desde que os novatos não tentem ficar na frente do aquário tudo fica bem ....

Segue abaixo algumas características dos Discos, quem quiser saber mais sobre o assunto pode visitar o blog :
http://www.hugodiscus.blogspot.com/ muito completo sobre discos.

Características básicas dos Discos

Comportamento - Extremamente pacífico e tímido
Família - Ciclídeos
Sociabilidade - Grupo, convive bem com espécies pacíficas
PH - 5.5 a 7.0
GH - 2
DH - 0 a 7
Amônia - Baixo
Nitritos - Baixo
Tamanho - 18 a 20 cm de diâmetro
Temperatura - 28º C a 30º C
Tamanho do aquário - 200L
Alimentação - Onívora
Reprodução - Ovípara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião, seu comentário é bem-vindo!