sábado, 20 de março de 2010

Uma metáfora de liderança , sobre aquários

Em um lindo e enorme aquário havia muitos peixes de vários tipos e tamanhos. Na parte de cima do aquário estavam os peixes grandes, e quando a comida caía na água, eram eles que a comiam primeiro, por isso, os peixes grandes estavam sempre satisfeitos; nunca lhes faltava comida.

Na parte intermediária do aquário ficavam os peixes médios, que se alimentavam daquilo que os peixes grandes não comiam, e apesar de não haver comida suficiente para que pudessem ficar grandes, eles se sentiam satisfeitos.

Finalmente, na parte de baixo estavam os pequenos peixes, onde a comida que lhes sobrava era suficiente apenas para mantê-los vivos.

Neste ambiente nasceu um peixinho que não se conformava com toda aquela situação, e então começou a nadar por todo o aquário na esperança de encontrar algo que o ajudasse a mudar aquele quadro. Foi quando encontrou um pequeno buraco, por onde decidiu entrar e ver onde ele o levaria.

Ele encontrou um fio de água que o levou a um ralo, do ralo caiu em um encanamento, e foi parar em um rio. Era um lugar maravilhoso; não faltava comida, tinha espaço suficiente para nadar e ir onde quisesse.

Mas o peixinho então pensou em seus amigos do aquário e resolveu fazer o caminho de volta para contar a respeito do lugar maravilhoso que havia encontrado. Quando chegou ao aquário e falou a todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado, todos os peixes começaram a ficar curiosos e conversar sobre o que deveriam fazer para chegar a esse local. Foi quando o peixinho falou:

- Bem, os peixes grandes da parte de cima deverão mudar de lugar; terão que vir para a parte de baixo, para perder peso e assim poder passar pelo pequeno buraco. Os peixes do meio deverão se alimentar menos, para que perder um pouco mais de peso também. E os peixes de baixo, deverão se alimentar-se um pouco mais para ganharem forças para seguir viagem.

Começou então uma confusão dentro do aquário; muita discussão, muita discórdia, e por fim, todos se revoltaram contra o pequeno peixe. Depois de muita briga e pontos de vista diferentes, os peixes grandes e médios tomaram uma decisão: decidiram expulsar o peixinho que havia causado todo aquele transtorno. O peixinho, triste, viajou novamente pelo pequeno buraco e chegou ao rio, um lugar muito melhor para viver.

Nesta simples estória existem muitas lições importantes para o nosso dia a dia:

- Poucos querem deixar sua “zona de conforto”, porém, se esquecem que “não existe evolução sem mudança”. É verdade que nem toda mudança traz evolução, mas sem ela nada evolui.

- Muitas vezes, as grandes idéias vêm de pessoas que não estão no “topo do aquário”, e por não ocuparem posições de destaque, seus comentários são simplesmente ignorados.

- Em um ambiente onde não há espaço para troca de idéias, tampouco há espaço para aqueles que querem buscar o melhor para si e para os que estão ao seu redor. Neste tipo de ambiente, apenas os medrosos e acomodados é que conseguem permanecer e subsistir.

Metáforas extraída do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”
Receba Aquarismo virtual em seu Email 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião, seu comentário é bem-vindo!