sábado, 13 de março de 2010

Discus o rei do aquário de água doce

O rei dos aquários de água doce o Discus ou peixe- disco é conhecido é para mim a mais bela espécie tem uma beleza rara parte atribuída á seu formato, a espécie é originária na América do Sul na bacia do Amazonas, e habitam também o rio Negro, gostão de rios rasos e com vegetação submersa.

Espécie pacífica  Symphysodon discus  pertencente a família dos ciclídeos e pode ser criada com outras espécies que também sejam pacífica, o disco tem uma  grande exigência de tratamento da água, e por esse motivo não é um peixe recomendado para iniciantes no hobby.(Mesmo assim foi um dos meus primeiros peixes e duraram muito tempo cerca de 3 anos..)

Através de melhoramentos genéticos esta espécie alcançou tons incrivelmente lindos como na figura abaixo.
Ambiente e alimentação

Nosso amigo disco necessita de um aquário com no mínimo 50 litros por peixe adulto, e ele pode atingir de15 a 20 cm, a temperatura média da água é de 26° a 30°C.O pH varia de 4.2 a 6.2.A dureza da água de 3 a 10 dGH. Deve-se manter a luz do aquário simulando o período de luz que é encontrado na natureza.

Alguns abrigos são muito bem vindos pois eles são tímidos e bastante ariscos inicialmente, com o tempo eles comeram na sua mão, como já postei aqui antes.Sua alimentação é simples, atualmente utilizo Sera Granulate, outra opção é dar artemias e para os mais entusiasmados fazer um patê caseiro especial, existem várias receitas na internet .
  Reprodução

Á controversias nesse quesito, mas, normalmente os Discus são fáceis de se reproduzir no aquário, desde que os parâmetros de água exigidos por eles seja cumprida. Já distinção do sexo é difícil, por isso o mais recomendável é juntar vários exemplares adultos e esperar que estes formem os seus pares. O ritual do acasalamento é caracterizado pela limpeza do local de desova (também chamado de "ninho"), as bocas do casal unem-se e dá-se então a postura dos ovos por parte da fêmea, numa pedra, planta, em um tronco ou mesmo no vidro do aquário.

Nas primeiras semanas, os alevinos alimentam-se de uma secreção que os pais libertam pela pele e poderemos então ver uma enorme invasão de alevinos cobrindo quase totalmente os seus progenitores.

Quando os alevinos têm dois a três dias, começam a nadar livremente, veja o vídeo abaixo:

Pois é amigos em breve postarei mais, sobre esses incríveis peixes ....

Receba Aquarismo virtual em seu Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião, seu comentário é bem-vindo!