terça-feira, 26 de junho de 2007

Diário da desova dos Acarás Bandeira


Sinto-me muito feliz por ter vivido a experiência acima em meu aquário, durante o processo tive muitas dúvidas, mas, tudo aconteceu de forma muito natural.

Já há algum tempo eu notava a agressividade entre os bandeiras que na ocasião eram três, como eu não sabia quais eram machos e quais eram fêmeas simplesmente, achei que poderia ser uma briga herárquica pois estes peixes sempre foram agitados, mas, quando isso começou a prejudicar o restante do aquário optei por retirar um dos bandeiras do aquário, o mais agressivo, para ver se a hostilidade diminuiria, mas, três dias após eu ter feito a separação, verifiquei que a dupla que sobrou agora começava a mordiscar muito uma folha grande de uma planta do aquário e agora estavam bem agressivos com todos que chegavam perto dessa planta, ai comecei a suspeitar que poderia ser a formação de um casal com base nos relatos que já tinha lido na internet.

Apesar disso estava meio sético e me preparando para retirar os dois malucos restantes, mas, antes disso eles me surpeenderam colocando seus ovos na folha o que para mim foi uma grande surpresa, pois não esperava que em menos de quatro meses do aquário pronto já teria essa sorte.

Entre a postura dos ovos e a eclosão dos alevinos foram 7 dias, e durante essa fase a agressividade dos pais aumentou muito, a ponto de todos os demais peixes ficarem encurralados em um canto do aquário, agora eu tinha um aquário de 200 litros para 2 acarás e seus alevinos, essa parte realmente incomodou bastante, pois eles atacavam qualquer um que se vira-se para os ovos.

Mas, infelizmente como já era de se esperar já no nono dia todos os alevinos tinham sido devorados, em um comunitário com mato-grosso, espada e platis eu já sabia que eles não teriam muita chance, mas, mesmo assim foi uma experiência encantadora, agora estou separando o casal em outro aquário pois já li relatos que afirmam que eles costumam desovar novamente nos 20 dias seguintes a primeira desova , vamos ver...

Um comentário:

  1. Legal a matéria, gostei do blog e das informaçoes contidas.

    Visite tambem o http://aquarismoreal.blogspot.com.

    Abraços

    ResponderExcluir

Dê sua opnião, seu comentário é bem-vindo!