segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cuidados com aquários durante as férias...




Olá espero que todos tenham se esbaldado nas festas de final de ano, e para quem ainda vai tirar férias (sortudos) vou tratar de um assunto que é geralmente a principal dúvida do iniciante no aquarismo, pelo menos foi a minha, afinal tinha muito medo de deixar meus discos, bótias e lábeos sem alimento durante minha primeira viagem. Eu já tinha escrito um artigo sobre o assunto em 2007, agora com mais experiência no assunto quero falar um pouco do que já experimentei.


Bom, vamos lá, depois de consultar muito na internet, descobri que para aquários plantados o que era meu caso você pode deixar o aquáticos por sua conta por pelo menos 10 dias sem nenhuma ração especial. Foi o que fiz na minha primeira viagem e ao retornar não verifiquei nada de anormal com os peixes, na verdade 3 dias depois que cheguei presenciei as cenas mais belas de meu aquário que foi a reprodução dos Acarás bandeiras, ou seja eles ficaram melhor sem a minha presença hehe. 


Meu aquário completou 3 anos, e  como a adubação inicial já havia se esgotado e minhas tentativas de adubar com produtos artificiais foram frustradas, somada a isso minha falta de tempo para dedicar ao hobby, afinal um plantado dá muito mais trabalho e requer mais gastos, resolvi ficar apenas com musgos de java.


Sendo assim este ano decidi recorrer a ração de "férias" é verdade amigos essa maravilha existe, mais uma vantagem em cima dos cães e gatos,  utilizei á Alcon Férias 15 Dias 20 g, quando cheguei após 8 dias ainda tinha um pedaço, retirei a sobra fiz uma manutenção e tudo pareceu bem, agora me sinto mais á vontade para viajar.


Para quem vai viajar algumas opções de alimentação. 

  •  Se puder peça para alguém, alimentar seus peixes isso é o ideal para que eles não sintam diferença em sua rotina, para isso tome o cuidado de separar as porções em pacotinhos por dia para evitar o excesso de alimentação. 
  • Alimentadores automáticos  esta é a segunda opção recomendável, uma vez que você poderá programá-lo para alimentar seu peixes até quatro vezes por dia ( caso do Eheim) chega á ser uma boa opção até mesmo para uso diário, o único inconveniente talvez seja o preço pois chegam a custar 350,00 reais. Uma dica é testá-lo uma semana antes de viajar para calibrar seu comportamento.
  • Alimentação de férias pode ser uma boa opção para quem vai viajar até 15 dias, depois disso não é muito recomendado , foi o que utilizei sem problemas desta vez, o cuidado que recomendo é fazer uma manutenção antes de viajar e outra quando chegar .
  • Aquários plantados, nestes os peixes podem se manter sem ração complementar por pelo menos 12 dias, esta pelo menos foi minha experiência.
Finalizando, em minha primeira viajem cometi uma gafe séria, antes de sair,era madrugada, desliguei o temporizador responsável pela iluminação de meu aquário e me esqueci de ligá-lo novamente, resultado meu aquário ficou iluminado 12 dias 24hs, o que acarretou a proliferação de algas e algumas outras pragas que tive que tratar mais tarde.


Por isso uma última recomendação, verifique todos os equipamentos antes de sair e boas férias!!
            
                                            Abraços, Pedro Henrique.